De acordo com estudos históricos, a produção de cerâmica teve origem das tradições indígena, portuguesa e a influência dos negros, que incrementaram as formas e a imaginação dos ceramista figureiros. Sendo Pernambuco o estado de destaque para a tradição da arte figureira, que perfeitamente expressam o cotidiano das pessoas. Na cidade de Caruauru, no bairro do Alto do Moura, encontra-se a representação dessa arte, sobretudo aqueles que foram influenciados pelo Mestre Vitalino, destacando-se Zé Caboclo, Manuel Eudócio Rodrigues e Manuel Galdino de Freitas. Que em suas artes representavam cenas do cotidiano pernambucano. E a produção ceramista deste lugar estruturou-se de forma tão poética, que por vezes, nos trabalhos possuem papéis enrolados com versos. Já na cidade de Tracunhaém- PE, duas santeiras merecem destaque: Antônia Vieira (Toinha) e Antônia Bezerra Leão. É importante mencionar nesta pesquisa algumas outras áreas pelo Brasil que também se expressam através desta manifestação artística são elas: Bahia, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Vale do Paraíba paulista e Goiás.
Na Bahia, o artesanato utilitário se integra as figuras de animais, como boizinhos, caranguejos, tartarugas. Em Alagoas, na cidade de Capela, o artesão João das Alagoas transforma o barro e a madeira em santos e imagens de animais. No Ceará, em Juazeiro do Norte, cidade que vive do artesanato, se destaca a família Três Marias. Esta que incentivada anteriormente por Padre Cícero, produz peças em pequena escala, com estilo naif, pintadas com cores fortes. Em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, tem-se figureiras distribuídas por várias localidades. Que produzem bonecas de grandes dimensões, representam cenas da vida feminina e ainda os homens são representados como homens-cães ou joões bobos - sendo estes bonecos de forma redondas. Na região do Sudeste, no Vale do Paraíba paulista, há figureiras que criam, pavões, figuras de santos, presépios e outras. E por último, Goiás, o artista Antônio Poteiro se destaca na produção de potes com cenas da vida de Cristo e pinturas repletas de anjos. (TIRAPELI, 2006, p.36-37)
Dentro desta temática os mercados difusores dessas idéias que mais se destacam são: o Mercado Modelo e a feira de São Joaquim, no bairro da Ribeira, em Salvador que vendem artesanatos dos estados nordestinos e o Mercado de Taubaté, considerado o melhor centro do artesanato, desta região rica em café. Dessa forma, observasse o quanto à cerâmica figurativa está presente no Brasil, com seus diversos repertórios no registro das idéias e a importância de sua contribuição social e simbólica para o território brasileiro.
Fonte
Fonte
BITTAR, Wanessa Dose, O artesanato e suas contribuições para a idenpendência simbólica e para o desenvolvimento sustentável a partir do meio de Folkcomuicação, XIV Conferência Brasileira de Folkcomunicação- "O Artesanato como processo Comunicacional", Juiz de Fora- MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário