sábado, 6 de outubro de 2012

MINHA TRAJETÓRIA NO 3° PRÊMIO SEBRAE MINAS DESIGN


Hoje, quero divulgar em meu blog , um dos momentos mais significativos da minha trajetória profissional. A seguir, um roteiro de entrevista, que concedi  para a assessoria de imprensa do 3° Prêmio Sebrae Minas Design.


              

  1. Qual a importância, na sua visão, de participar de um concurso como o Prêmio Sebrae Minas Design?
Imagem da capa do catálogo do 3° Prêmio Sebrae Minas Design

Acredito que, a oportunidade de participar com projetos em editais de prêmios de instituições reconhecidas, traz vantagens para o profissional da criação. Visto que, o trabalho passa por uma análise criteriosa, realizada por jurados extremamente qualificados e formadores de opinião. E a crítica é um passo importante na carreira de um profissional de design, que deseja aprimorar cada vez mais, ter visibilidade e realização no que faz.







  1. Se você for premiado, o que acha que irá mudar em sua carreira?

Momentos antes da divulgação



Se eu for a vencedora no III Prêmio Sebrae Minas Design, tenho em mente, que irei vivenciar um momento de muitas conquistas e experiências significativas para minha carreira que apenas esta iniciando. E claro, irei viver algo que sempre acreditei: “SONHAR-REALIZAR”, nada é impossível se estamos preparados para saber como conquistar o que desejamos.






  1. Por favor, descreva o(s) projeto(s) com o(s) qual (s) concorreu?
Nesta edição do III Prêmio Sebrae Minas Design, participei com o projeto Curupira “Souvenir Ecológico” com o qual sou finalista na categoria brindes e materiais esportivos e também fiz parte da equipe do projeto classificado “Tratamento de Superfície de Crochê com Resíduos”. Ambos com apelo ecológico e com o resgate da valorização do trabalho artesanal através de uma releitura contemporânea e adequada as necessidades de um mercado que valoriza o produto “não padronizado”, mas, economicamente viável.


  1. Qual o seu objetivo com essa criação?

O meu momento no grande teatro do Palácio das Artes.
Meu objetivo inicial foi materializar minha pesquisa na área de souvenir, com uma proposta autenticamente brasileira e diferenciada no seguimento de produtos para tal finalidade. Através de pesquisas, leituras, visitas identifiquei uma carência de ousadia na apresentação do Brasil em suportes de lembranças e visualizei a oportunidade de começar a desenvolver propostas que estimula a conscientização sobre a cultura brasileira por um olhar contemporâneo e que tenha um processo de produção viável para este mercado.
  

  1. Quais os maiores argumentos para que a sua ideia seja produzida pelas empresas?
Acredito que ao apoiarem esta iniciativa estarão contribuindo para estimular a conscientização ambiental, cultural e a inovação em nosso mercado de souvenir e brindes e conseqüentemente conquistar mais público do próprio país para este mercado que tende a aquecer nos próximos anos.

  1. Como acredita que é possível viabilizar essa produção?
Acredito que seja possível viabilizar por meio de estudos de parcerias para produção e comercialização do projeto em âmbito nacional ou até quem sabe internacional. Estou aberta para propostas desde já!

  1. Quais diferenciais de mercado o seu projeto oferece para o setor/categoria a que foi proposto?
Identifico como principais diferenciais o apelo ecológico contextualizado com a conscientização sobre uma pequena parte do que é a cultura brasileira, no caso, o Curupira “duende das florestas tropicais”,segundo Cascudo. E também identifico viabilidade de produção para considerável retorno econômico do projeto, visto que, sua matéria-prima é composta em grande parte por resíduos não aproveitados em outros tipos de produções.

  1. Quais os seus planos para o seu projeto, isto é, pretende empreender com a sua criação? Como?
Este projeto é a indicação de que meus objetivos profissionais estão caminhando na direção de uma realização, aliás, chegar ao reconhecimento de finalista do III Prêmio Sebrae Minas Design , já é uma enorme conquista e sinaliza a potencialidade das minhas pesquisas de propostas para o seguimento. Pretendendo continuar investindo na idéia com parceria de trabalho que tenho no mercado e acredito muito na viabilidade de novas parcerias e contatos para o fortalecimento das inovações no mercado de brindes e souvenirs. 

Você pode conferir o meu projeto ....
Na Bienal Brasileira de Design, na Mostra " Prêmio Sebrae Minas Design", que está na galeria Arlinda Corrêa Lima - píso inferior, no Palácio das Artes em Belo Horizonte até o dia 31 de Outubro de 2012.





Para mais informações:









2 comentários:

  1. Amo seu trabalho e a visão que vc tem como proficional. Parabéns!! Felicidade em sua carreira ao lado de pessoas tão importantes e de renome como os que te fizeram chegar como finalista.

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho, que alegria! Me sinto muito inspirado e muito feliz pela linda trajetória que você está construindo, minha querida amiga! Força e sucesso, mais e mais! Arthur

    ResponderExcluir